27-04-2025
Mundo

Rwanda e RDC querem assinar acordo de paz até 2 de Maio
O Rwanda e a República Democrática do Congo (RDC) definiram o dia 2 de Maio como o prazo para a assinatura de um acordo de paz, com a promessa de respeitarem a soberania de ambos os países.
A decisão foi anunciada esta quarta-feira, através de uma declaração conjunta assinada pelos ministros das Relações Exteriores dos dois países, na presença do secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, segundo informou a agência Lusa.
Pela primeira vez, o governo congolês e o grupo M23, que se opõe ao poder central, emitiram uma declaração conjunta, demonstrando a intenção de finalizar uma trégua.
O conflito no leste da RDC intensificou-se no final de Janeiro, altura em que os rebeldes do M23 capturaram as cidades estratégicas de Goma e Bukavu, no Kivu-Sul, regiões ricas em ouro e coltan, minerais fundamentais para a indústria tecnológica.
A ofensiva provocou o deslocamento de cerca de 1,2 milhões de pessoas, de acordo com a Organização Internacional para as Migrações (OIM).
Os confrontos em Goma e nos arredores causaram mais de 8.500 mortos apenas em Janeiro, segundo números divulgados pelo ministro da Saúde Pública da RDC, Samuel Roger Kamba.
Francisco Soque | Redactor
Foto: DR
Compartilhar:
Banca & Finanças
BPI anuncia venda de 15% do BFA após lucro cair 16% para 274 milhões

Economia
Angola produz menos 13,1976 milhões de barris de petróleo e perde 2,414 mil milhões USD

Cooperação & Negócios
Empresários dos Emirados Árabes Unidos preparam 100 milhões para agricultura e 2 mil milhões para energia e água em Angola
