25-06-2025
Negócios

Negócios fora do petróleo dão 850 milhões USD de prejuízo à Sonangol em cinco anos
As actividades da Sonangol fora do sector petrolífero continuam a pesar nas contas da maior empresa pública angolana. Entre 2020 e 2024, os negócios não-nucleares da petrolífera acumularam 850 milhões de dólares de prejuízos, segundo cálculos feitos com base nos relatórios financeiros da companhia.
Actualmente, a Sonangol mantém 12 entidades activas fora da área do petróleo, em sectores como saúde, transportes, telecomunicações, imobiliário e educação. Mesmo com a privatização de 31 activos desde 2019, o número de empresas não-petrolíferas subiu de 8 para 12 no final de 2024.
O ano de 2022 foi o mais crítico, com perdas próximas de 290 milhões USD. Em 2023 e 2024, os resultados negativos diminuíram, mas continuam significativos.
A gestão destas unidades cabe à Sonangol Holdings, criada para concentrar os investimentos fora do núcleo petrolífero. A estratégia de redução de activos não essenciais, iniciada após a reforma do sector em 2019, visa devolver o foco à exploração e produção de petróleo, mas os impactos financeiros dessa diversificação passada ainda são visíveis nas contas do grupo.
Francisco Soque | Redactor
Foto: DR
Compartilhar:

Negócios
Accionistas já aplicaram 500 milhões USD no Corredor do Lobito

Negócios
BFA abre venda de acções em Setembro

Negócios
Ministério das Finanças reabre venda de imóveis ao público

Negócios
TAAG recebe 297 milhões para reforçar rotas, frota e autonomia financeira
Receba as principais notícias no seu email
Assine nossa newsletter e fique atualizado com o que há de mais importante no Brasil e no mundo.
Não compartilhamos seu email com terceiros. Você pode cancelar a assinatura a qualquer momento.