02-09-2025
Negócios

Accionistas já aplicaram 500 milhões USD no Corredor do Lobito
O novo gestor da Lobito Atlantic Railway (LAR), empresa privada que assumiu a concessão do transporte de carga no Caminho-de-Ferro de Benguela (CFB), revelou que os accionistas já investiram mais de 500 milhões USD no projecto.
Segundo o responsável, o capital foi aplicado na recuperação do terminal mineiro do Porto do Lobito, na reparação da ferrovia e das estações, na compra de novos activos e na formação de quadros. Actualmente, a LAR conta com 945 trabalhadores, dos quais 98% são angolanos.
A frota da empresa dispõe de 30 locomotivas (20 operacionais) e cerca de 400 vagões. Só este ano, foram recebidos 100 vagões da China e seis da África do Sul por mês, estando prevista a chegada de mais 170 em 2026.
O ciclo de transporte entre Lobito e Luau, que antes demorava mais de cinco dias, faz-se hoje em menos de 100 horas. A meta é eliminar até Março de 2026 todas as restrições de velocidade ao longo da linha de 1.289 quilómetros em território angolano.
O gestor sublinha que segurança e manutenção são prioridades, com 500 colaboradores dedicados e reforço dos sistemas de comunicação, incluindo satélite, rádio e GPS.
Francisco Soque | Redactor
Foto. DR
Compartilhar:

Negócios
Accionistas já aplicaram 500 milhões USD no Corredor do Lobito

Negócios
BFA abre venda de acções em Setembro

Negócios
Ministério das Finanças reabre venda de imóveis ao público

Negócios
TAAG recebe 297 milhões para reforçar rotas, frota e autonomia financeira
Receba as principais notícias no seu email
Assine nossa newsletter e fique atualizado com o que há de mais importante no Brasil e no mundo.
Não compartilhamos seu email com terceiros. Você pode cancelar a assinatura a qualquer momento.