18-06-2025
Negócios
Investimento estrangeiro fora do petróleo atinge melhor registo trimestral desde 2018
O Investimento Directo Estrangeiro (IDE) em Angola cresceu 8% no primeiro trimestre deste ano, totalizando 2.356,3 milhões USD, face aos 2.182,1 milhões USD registados no mesmo período de 2024, de acordo com dados do Banco Nacional de Angola (BNA). Este é o melhor arranque trimestral desde 2016, ano marcado pelo início da crise económica que mergulhou o País em cinco anos consecutivos de recessão.
Contudo, o destaque vai para o investimento fora do sector petrolífero, que atingiu 239,7 milhões USD, o maior valor trimestral desde 2018. Este montante representa um aumento de 80% face aos 133,5 milhões USD registados no primeiro trimestre do ano passado, superando inclusive os valores anuais de 2020, 2022 e 2023.
Apesar desse crescimento, o sector petrolífero continua a absorver 90% de todo o capital estrangeiro investido no País. Só no primeiro trimestre, as empresas do ramo do oil & gas captaram 2.116,6 milhões USD, reforçando a ideia de que o petróleo ainda é o principal porto seguro para investidores internacionais, num contexto económico interno considerado desfavorável.
O desequilíbrio reflecte-se na hesitação dos investidores em aplicar capital em sectores sujeitos às vicissitudes da economia nacional, como a agro-pecuária, os transportes ou a indústria transformadora, onde o ambiente de negócios é descrito como frágil, afectado por inflação elevada, desemprego, desvalorização cambial e défices de qualificação da força de trabalho.
O facto de o petróleo manter a liderança no IDE revela que, apesar da aposta política na diversificação económica, a dependência do "ouro negro" persiste como pilar central da economia angolana, tanto em receitas como na confiança externa.
Francisco Soque | Redactor
Foto: DR
Compartilhar:

Negócios
Accionistas já aplicaram 500 milhões USD no Corredor do Lobito

Negócios
BFA abre venda de acções em Setembro

Negócios
Ministério das Finanças reabre venda de imóveis ao público

Negócios
TAAG recebe 297 milhões para reforçar rotas, frota e autonomia financeira
Receba as principais notícias no seu email
Assine nossa newsletter e fique atualizado com o que há de mais importante no Brasil e no mundo.
Não compartilhamos seu email com terceiros. Você pode cancelar a assinatura a qualquer momento.