17-04-2025
Mundo
Estados Unidos pedem ao Rwanda para retirar tropas da RDC
O enviado dos Estados Unidos para a África, Massad Boulos, exortou esta quinta-feira o Rwanda a cessar “todo apoio ao M23” e a retirar as tropas do Leste da República Democrática do Congo (RDC). A declaração surge num contexto de crescente instabilidade na região dos Grandes Lagos, onde o grupo rebelde M23 tem protagonizado uma escalada de confrontos armados, contribuindo para o agravamento da crise humanitária e da insegurança no Kivu do Norte.
Segundo a agência Lusa, a posição assumida por Massad Boulos representa uma mudança significativa na política dos Estados Unidos em relação ao conflito no Leste da República Democrática do Congo (RDC). Até recentemente, Washington adoptava uma postura mais cautelosa quanto ao envolvimento directo do Rwanda.
O grupo armado M23, alegadamente apoiado por Kigali, desencadeou uma ofensiva relâmpago em Dezembro, tomando Goma, capital da província de Kivu do Norte. Nos meses seguintes, as forças rebeldes avançaram para Bukavu, capital de Kivu do Sul, consolidando o controlo sobre zonas estratégicas da região.
Numa conferência de imprensa, após encontros com os presidentes da RDC e do Rwanda, Massad Boulos afirmou: “Kigali deve cessar todo o apoio militar ao M23 e retirar todas as suas tropas do território da RDCongo.” A declaração reforça a crescente pressão internacional sobre o Rwanda e marca uma nova fase nos esforços diplomáticos liderados pelos Estados Unidos para conter a violência e restaurar a estabilidade na região dos Grandes Lagos.
Francisco Soque | Redactor
Foto: DR
Compartilhar:
Banca & Finanças
BPI anuncia venda de 15% do BFA após lucro cair 16% para 274 milhões

Economia
Angola produz menos 13,1976 milhões de barris de petróleo e perde 2,414 mil milhões USD

Cooperação & Negócios
Empresários dos Emirados Árabes Unidos preparam 100 milhões para agricultura e 2 mil milhões para energia e água em Angola
