02-10-2025
Negócios

BW Energy quer comprar parte da Azule no bloco 14/14K
A norueguesa BW Energy está a analisar a possibilidade de adquirir a participação não-operacional da Azule Energy no bloco 14/14K, localizado no offshore angolano. A empresa sublinha, contudo, que não existe ainda qualquer acordo vinculativo.
Num comunicado publicado no seu site, a BW Energy explicou que a sua estratégia passa pela identificação e avaliação contínua de “oportunidades de aquisição de activos”, frisando que “não há garantia de que o processo resulte numa transacção”.
O bloco 14/14K, operado pela Cabinda Gulf Oil Company, subsidiária da Chevron, foi o primeiro campo de águas profundas a entrar em produção em Angola, em 1999, marcando um marco histórico para a indústria petrolífera nacional.
Actualmente, a Azule Energy — joint-venture entre a italiana Eni e a britânica BP — detém 20% do bloco 14 e 10% do bloco 14K. Entre os restantes parceiros do consórcio encontram-se a Chevron, a TotalEnergies, a Sonangol, a congolesa SNPC e a Etu Energias, que em 2024 adquiriu as participações da Galp (9% no bloco 14 e 4,5% no bloco 14K).
Uma participação não-operacional garante ao investidor acesso aos lucros e responsabilidades financeiras do bloco, sem poder de decisão sobre a gestão técnica ou operacional, reservada ao operador.
A BW Energy, subsidiária do grupo norueguês BW, é uma companhia independente de exploração e produção de petróleo e gás, com activos no Gabão, Brasil e Namíbia. No início de 2025, as suas reservas e recursos estavam avaliados em 599 milhões de barris de petróleo equivalente.
Com a BW Energy e a Equinor (antiga Statoil) presentes no mercado, Angola reforça a ligação com a Noruega, um dos países mais experientes no sector offshore mundial.
Soque Soque | Redactor
Foto: DR
Compartilhar:

Negócios
Accionistas já aplicaram 500 milhões USD no Corredor do Lobito

Negócios
BFA abre venda de acções em Setembro

Negócios
Ministério das Finanças reabre venda de imóveis ao público

Negócios
TAAG recebe 297 milhões para reforçar rotas, frota e autonomia financeira
Receba as principais notícias no seu email
Assine nossa newsletter e fique atualizado com o que há de mais importante no Brasil e no mundo.
Não compartilhamos seu email com terceiros. Você pode cancelar a assinatura a qualquer momento.