14-03-2025
Negócios

ANPG mobiliza investimentos de 60 mil milhões de dólares para o sector petrolífero
A Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG) anunciou que Angola garantiu mais de 60 mil milhões de dólares em compromissos para futuros projectos no sector do petróleo e gás, consolidando a posição do país como um dos principais destinos de investimento energético.
O anúncio foi feito pelo administrador executivo da ANPG, Alcides Andrade, durante a CERAWeek, evento realizado em Houston, nos Estados Unidos da América, onde destacou que o aumento da procura global tem impulsionado o interesse dos investidores em Angola.
Nos próximos cinco anos, os investimentos prometem transformar significativamente a indústria petrolífera nacional. Segundo Alcides Andrade, a ANPG tem adoptado uma estratégia assente em três pilares fundamentais: agilidade, flexibilidade e pragmatismo. “A indústria é global e o investimento dirige-se para onde é melhor acolhido. Em Angola, estamos empenhados em proporcionar o melhor ambiente possível aos investidores no sector do petróleo e gás", afirmou.
Uma das medidas estratégicas adoptadas foi a simplificação dos processos de licenciamento, reduzindo o tempo de resposta às propostas de investimento de anos para menos de 30 dias. Paralelamente, a agência tem implementado um quadro regulamentar que visa atrair mais capital privado para o sector.
Com este posicionamento, Angola reforça o seu papel no mercado energético mundial, atraindo tanto operadores já estabelecidos como novos investidores, impulsionando o crescimento da economia nacional.
Francisco Soque | Redactor
Foto: DR
Compartilhar:
Banca & Finanças
BPI anuncia venda de 15% do BFA após lucro cair 16% para 274 milhões

Economia
Angola produz menos 13,1976 milhões de barris de petróleo e perde 2,414 mil milhões USD

Cooperação & Negócios
Empresários dos Emirados Árabes Unidos preparam 100 milhões para agricultura e 2 mil milhões para energia e água em Angola
