17-07-2025
Economia

Venda de diamantes rendeu ao Estado 15,5 milhões de dólares
O Estado angolano arrecadou 15,5 milhões de dólares com a venda, em leilão, de 17 pedras especiais de diamantes brutos, superando as expectativas em 24,33%, segundo informou esta Quarta-feira a Sodiam E.P, empresa responsável pela comercialização.
As pedras licitadas foram extraídas pelas Sociedades Mineiras do Lulo, Kaixepa, Chitotolo e Luele, totalizando 865,19 quilates. Só a mina do Lulo rendeu 8,4 milhões de dólares, enquanto a do Luele arrecadou 6,2 milhões e a Kaixepa cerca de 928 mil dólares.
Já as duas pedras da mina Chitotolo foram leiloadas mas não vendidas, após a recusa da própria sociedade mineira em aceitar as propostas apresentadas — esta é a terceira vez que tal sucede.
O leilão decorreu no final de Junho e contou com a participação de 27 empresas internacionais, provenientes dos principais centros diamantíferos do mundo.
Segundo Eugénio Bravo da Rosa, presidente do Conselho de Administração da Sodiam, os resultados “comprovam melhorias na procura e nos preços no mercado mundial, o que oferece algum alívio à produção nacional e às sociedades mineiras”.
Francisco Soque | Redactor
Foto: DR
Compartilhar:

Economia
Brent cai abaixo dos 70 USD e deixa OGE angolano em risco

Economia
Angola ultrapassa Botsuana e torna-se o maior produtor africano de diamantes

Economia
Banco Mundial vai apoiar OGE 2025 com 750 milhões de dólares

Economia
Angola fecha 2024 com superavit de 712,6 mil milhões Kz — mas dívida continua a pesar
Receba as principais notícias no seu email
Assine nossa newsletter e fique atualizado com o que há de mais importante no Brasil e no mundo.
Não compartilhamos seu email com terceiros. Você pode cancelar a assinatura a qualquer momento.