30-09-2025
Economia

Angola ultrapassa Botsuana e torna-se o maior produtor africano de diamantes
A consultora Oxford Economics prevê que Angola se torne, em 2025, o maior produtor africano de diamantes, ultrapassando o Botsuana, mas alerta que a queda dos preços internacionais limitará os benefícios económicos.
Segundo a análise, Angola deverá atingir 16,1 milhões de quilates este ano, contra 15,1 milhões do Botsuana. A produção angolana cresceu para 3,7 milhões de quilates no segundo trimestre, face a 3,6 milhões no primeiro, totalizando 7,3 milhões no primeiro semestre.
Já o Botsuana registou uma quebra acentuada, com 2,7 milhões de quilates no segundo trimestre, contra 4,7 milhões no anterior, devido aos cortes intencionais da De Beers, responsável por 95% da produção do país.
Apesar da ultrapassagem histórica, a Oxford Economics sublinha que o contexto global do sector não é favorável. A descida dos preços e a crescente concorrência dos diamantes produzidos em laboratório reduzem as margens de lucro.
No ano passado, Angola já tinha superado o Botsuana em valor de vendas, com 1,41 mil milhões de dólares, face a 1,36 mil milhões. Ainda assim, os analistas concluem que “o momento para Angola se tornar uma potência diamantífera não poderia ser pior”.
Soque Soque | Redactor
Foto: DR
Compartilhar:

Economia
Brent cai abaixo dos 70 USD e deixa OGE angolano em risco

Economia
Angola ultrapassa Botsuana e torna-se o maior produtor africano de diamantes

Economia
Banco Mundial vai apoiar OGE 2025 com 750 milhões de dólares

Economia
Angola fecha 2024 com superavit de 712,6 mil milhões Kz — mas dívida continua a pesar
Receba as principais notícias no seu email
Assine nossa newsletter e fique atualizado com o que há de mais importante no Brasil e no mundo.
Não compartilhamos seu email com terceiros. Você pode cancelar a assinatura a qualquer momento.