22-11-2024
Economia

VENDA DE 30% DA BODIVA MARCA TRANSIÇÃO NO SISTEMA FINANCEIRO ANGOLANO
Luanda – O secretário de Estado para as Finanças e Tesouro, Ottoniel dos Santos, afirmou esta quinta-feira que a abertura da oferta pública para a privatização de 30% da Bolsa de Dívida e Valores de Angola (BODIVA) representa um marco importante e um símbolo de transformação do sistema financeiro angolano.
No "Forbes África Lusófona Summit 2024", realizado em Luanda, Ottoniel destacou que a venda das 180 mil ações ordinárias, equivalente a 30% do capital social da BODIVA, permitirá aumentar a confiança no sistema financeiro e fomentar a inovação. A operação, conduzida pelo Instituto de Gestão de Ativos e Participações do Estado (IGAPE), integra o Programa de Privatizações (PROPRIV) e decorre de 19 de novembro a 6 de dezembro de 2024.
Dessa oferta, 28% do capital (168 mil ações) destina-se ao público em geral, enquanto 2% (12 mil ações) serão reservados aos trabalhadores da BODIVA. Os preços das ações variam entre 8.633 e 13.259 kwanzas, e as ordens de compra podem ser feitas por intermédio das entidades Áurea, BFA Capital Markets e Lwei Mansa Musa Brokers.
Para o governante, a transação simboliza a transição para um mercado de capitais mais vibrante e diversificado, com o objetivo de oferecer alternativas de financiamento para empresas e cidadãos, além de fortalecer a banca digital e atrair investimentos.
O presidente executivo do Banco de Fomento Angola (BFA), Luís Gonçalves, acrescentou que o setor financeiro tem potencial para impulsionar a diversificação econômica ao direcionar mais recursos para projetos privados.
O evento "Forbes África Lusófona Summit 2024", realizado em dois dias, abordou também temas como energia, turismo e petróleo, além de discutir o futuro do sistema financeiro na região.
Francisco Soque | Redactor
Compartilhar:

Economia
Brent cai abaixo dos 70 USD e deixa OGE angolano em risco

Economia
Angola ultrapassa Botsuana e torna-se o maior produtor africano de diamantes

Economia
Banco Mundial vai apoiar OGE 2025 com 750 milhões de dólares

Economia
Angola fecha 2024 com superavit de 712,6 mil milhões Kz — mas dívida continua a pesar
Receba as principais notícias no seu email
Assine nossa newsletter e fique atualizado com o que há de mais importante no Brasil e no mundo.
Não compartilhamos seu email com terceiros. Você pode cancelar a assinatura a qualquer momento.