04-06-2025
Política

Tribunal Supremo vai gastar mais de 10 milhões USD em carros, incluindo um V8 de luxo
O Tribunal Supremo prevê gastar cerca de 10,6 milhões de dólares norte-americanos em viaturas, com destaque para um modelo de luxo V8, destinado ao transporte de juízes e directores. Parte desta verba será aplicada na compra de 19 novos veículos, actualmente em fase de leilão electrónico.
Segundo dados oficiais do Serviço Nacional de Contratação Pública, o processo inclui a aquisição de viaturas para serviços gerais e apoio logístico aos titulares de cargos de direcção e chefia. Um dos veículos seleccionados é um modelo V8, conhecido pela sua potência e valor elevado.
Ainda que o anúncio não indique o valor total da nova aquisição, informações anteriormente divulgadas pelo Novo Jornal revelam que o Tribunal inscreveu cerca de 930 milhões de kwanzas (mais de 1 milhão USD) no Plano Anual de Contratação (PAC) para renovar a frota.
Adicionalmente, a mais alta instância da jurisdição comum prevê pagar 6,8 mil milhões de kwanzas (cerca de 7,5 milhões USD) relativos a um contrato em vigor desde 2022, prorrogado sucessivamente, para manutenção e aluguer de viaturas.
No total, o Tribunal Supremo deverá gastar aproximadamente 9,8 mil milhões de kwanzas (10,6 milhões USD), valor que representa mais de 80% do orçamento anual reservado a encargos com transporte, numa altura em que o debate sobre a racionalização da despesa pública ganha força
Francisco Suque | Recdator
Compartilhar:
Banca & Finanças
BPI anuncia venda de 15% do BFA após lucro cair 16% para 274 milhões

Economia
Angola produz menos 13,1976 milhões de barris de petróleo e perde 2,414 mil milhões USD

Cooperação & Negócios
Empresários dos Emirados Árabes Unidos preparam 100 milhões para agricultura e 2 mil milhões para energia e água em Angola
