01-11-2024
Economia

Sonangol vai impor limitação na compra de combustíveis aos clientes
A Sonangol vai impor limites no abastecimento de combustíveis nos postos de abastecimento em todo território nacional, impondo quantidades máximas por abastecimento aos cidadãos, para viaturas e recipientes.
Segundo o que foi revelado, o limite diário será de 2 bidões de 20 litros para cada cliente, contrariamente ao que acontece até então, onde os postos autorizados abastecem grandes quantidades de combustíveis em recipientes de diversos tamanhos. Os motociclos de duas e três rodas poderão apenas abastecer por cada vez 20 litros de gasolina ou de gasóleo.
A informação começou a circular na quarta-feira, 30 de Outubro, numa nota da petrolífera, com data de 29 de Outubro. No entanto, a empresa questionada pelo Expansão disse “que o documento é interno e está a ser analisado”, apesar de o mesmo ser direccionado aos gestores de todos os tipos de postos de abastecimento do País, com a indicação de “cumprimento escrupuloso dos limites diários de atendimento”.
No caso de abastecimento de viaturas, os limites variam em função do tipo e gama de cada veículo. E vão desde 60 litros para viaturas ligeiras, até ao máximo de 800 litros para veículos pesados do tipo camião. O documento proíbe também o abastecimento de viaturas com depósitos adulterados, mas não fala sobre o abastecimento de embarcações e nem explica como será feito o controlo da venda ou do abastecimento aos clientes.
Esta medida poderá estar relacionada com a necessidade de travar o contrabando de combustíveis, uma realidade em grande escala no País e que, segundo autoridades. envolve altas patentes das Forças Armadas e da Polícia Nacional.
Esta semana, a vice-procuradora da República, Inocência Pinto, disse que a investigação sobre o contrabando de combustível “encontra-se em segredo de justiça”, por isso, “não pode dar mais pormenores”, mas o processo está em curso.
Compartilhar:
Banca & Finanças
BPI anuncia venda de 15% do BFA após lucro cair 16% para 274 milhões

Economia
Angola produz menos 13,1976 milhões de barris de petróleo e perde 2,414 mil milhões USD

Cooperação & Negócios
Empresários dos Emirados Árabes Unidos preparam 100 milhões para agricultura e 2 mil milhões para energia e água em Angola
