23-08-2025
Economia

Sandra Batalha e Bráulio Augusto sublinham importância e impacto económico da governação digital
O Fest Finanças, que decorre no Centro de Conferências de Talatona, evidenciou que a governação digital é hoje um eixo central da economia angolana.
A administradora de Talatona, Sandra Batalha, destacou que a utilização de plataformas online e redes sociais permite reduzir custos administrativos e encurtar processos que, antes, exigiam maior gasto de tempo e recursos. Esta aproximação directa entre administração e cidadãos traduz-se em maior eficiência na gestão local, com impacto económico imediato para famílias e empresas.
Já o director do IANAPEM apresentou o caso da certificação digital de empresas. O processo, que até 2023 obrigava a deslocações e morosidade burocrática, passou a ser integralmente online, através de uma plataforma nacional. A medida representa ganhos claros para o ambiente de negócios, ao eliminar barreiras, acelerar a legalização de empreendimentos e criar condições mais atractivas para o investimento.
As duas experiências mostram que a governação digital não é apenas uma modernização administrativa, no entanto, um factor económico estratégico, capaz de aumentar a competitividade, estimular o empreendedorismo e aproximar o Estado das necessidades reais do mercado.
Soque Soque | Redactor
Foto: DR
Compartilhar:

Economia
Brent cai abaixo dos 70 USD e deixa OGE angolano em risco

Economia
Angola ultrapassa Botsuana e torna-se o maior produtor africano de diamantes

Economia
Banco Mundial vai apoiar OGE 2025 com 750 milhões de dólares

Economia
Angola fecha 2024 com superavit de 712,6 mil milhões Kz — mas dívida continua a pesar
Receba as principais notícias no seu email
Assine nossa newsletter e fique atualizado com o que há de mais importante no Brasil e no mundo.
Não compartilhamos seu email com terceiros. Você pode cancelar a assinatura a qualquer momento.