01-03-2025
Economia

Refinaria de Ouro de Luanda será inaugurada no segundo semestre
A Refinaria de Ouro de Luanda deverá ser inaugurada no segundo semestre deste ano, anunciou o ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo. Com 70% das obras concluídas, o projecto, orçado em mais de cinco milhões de dólares, faz parte da estratégia do Governo para diversificar a economia e fortalecer o sector mineiro.
Durante uma visita ao local, o ministro assegurou que os trabalhos decorrem a bom ritmo, alinhados com o Plano de Desenvolvimento Sectorial (PDS-2023-2027). A refinaria, que criará 35 postos de trabalho na fase inicial, terá uma capacidade nominal de 50 quilogramas de ouro.
O gestor do projecto, Kimba Baptista, afirmou que já foram dadas orientações concretas para acelerar a conclusão das obras, garantindo que técnicos especializados estão preparados para assegurar o funcionamento do empreendimento.
A refinaria representa um passo importante para reduzir a dependência de mercados externos, permitindo que o ouro extraído no país seja processado e comercializado internamente, aumentando as receitas e o investimento na indústria mineira.
Francisco Soque | Redactor
Foto: DR
Compartilhar:
Banca & Finanças
BPI anuncia venda de 15% do BFA após lucro cair 16% para 274 milhões

Economia
Angola produz menos 13,1976 milhões de barris de petróleo e perde 2,414 mil milhões USD

Cooperação & Negócios
Empresários dos Emirados Árabes Unidos preparam 100 milhões para agricultura e 2 mil milhões para energia e água em Angola
