01-03-2025
Economia

Refinaria de Ouro de Luanda será inaugurada no segundo semestre
A Refinaria de Ouro de Luanda deverá ser inaugurada no segundo semestre deste ano, anunciou o ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo. Com 70% das obras concluídas, o projecto, orçado em mais de cinco milhões de dólares, faz parte da estratégia do Governo para diversificar a economia e fortalecer o sector mineiro.
Durante uma visita ao local, o ministro assegurou que os trabalhos decorrem a bom ritmo, alinhados com o Plano de Desenvolvimento Sectorial (PDS-2023-2027). A refinaria, que criará 35 postos de trabalho na fase inicial, terá uma capacidade nominal de 50 quilogramas de ouro.
O gestor do projecto, Kimba Baptista, afirmou que já foram dadas orientações concretas para acelerar a conclusão das obras, garantindo que técnicos especializados estão preparados para assegurar o funcionamento do empreendimento.
A refinaria representa um passo importante para reduzir a dependência de mercados externos, permitindo que o ouro extraído no país seja processado e comercializado internamente, aumentando as receitas e o investimento na indústria mineira.
Francisco Soque | Redactor
Foto: DR
Compartilhar:

Economia
Brent cai abaixo dos 70 USD e deixa OGE angolano em risco

Economia
Angola ultrapassa Botsuana e torna-se o maior produtor africano de diamantes

Economia
Banco Mundial vai apoiar OGE 2025 com 750 milhões de dólares

Economia
Angola fecha 2024 com superavit de 712,6 mil milhões Kz — mas dívida continua a pesar
Receba as principais notícias no seu email
Assine nossa newsletter e fique atualizado com o que há de mais importante no Brasil e no mundo.
Não compartilhamos seu email com terceiros. Você pode cancelar a assinatura a qualquer momento.