04-06-2025
Banca & Finanças

Recusar moedas é crime: BNA alerta para multas de até 180 dias
O Banco Nacional de Angola (BNA) advertiu, esta quarta-feira, que a recusa injustificada de moedas metálicas em circulação constitui uma infracção punível com pena de multa de 30 a 180 dias.
Em nota oficial publicada no seu portal institucional, o banco central reforça que continuam legalmente em circulação oito denominações da série 2012: 50 cêntimos, 1, 5, 10, 20, 50, 100 e 200 kwanzas. Todas estas moedas mantêm curso legal e poder liberatório, devendo, por isso, ser aceites obrigatoriamente em todas as transacções comerciais no território nacional.
“As referidas moedas metálicas, independentemente do seu valor facial, continuam a ter curso legal e poder liberatório no país, devendo ser aceites por todos os agentes económicos nas trocas comerciais”, sublinha o comunicado.
O BNA apela aos cidadãos e, em especial, aos agentes económicos, para que observem escrupulosamente a lei e respeitem os instrumentos monetários oficialmente reconhecidos, sob pena de sanções legais.
Francisco Soque | Redactor
Foto | DR
Compartilhar:
Banca & Finanças
BPI anuncia venda de 15% do BFA após lucro cair 16% para 274 milhões

Economia
Angola produz menos 13,1976 milhões de barris de petróleo e perde 2,414 mil milhões USD

Cooperação & Negócios
Empresários dos Emirados Árabes Unidos preparam 100 milhões para agricultura e 2 mil milhões para energia e água em Angola
