04-06-2025
Banca & Finanças

Recusar moedas é crime: BNA alerta para multas de até 180 dias
O Banco Nacional de Angola (BNA) advertiu, esta quarta-feira, que a recusa injustificada de moedas metálicas em circulação constitui uma infracção punível com pena de multa de 30 a 180 dias.
Em nota oficial publicada no seu portal institucional, o banco central reforça que continuam legalmente em circulação oito denominações da série 2012: 50 cêntimos, 1, 5, 10, 20, 50, 100 e 200 kwanzas. Todas estas moedas mantêm curso legal e poder liberatório, devendo, por isso, ser aceites obrigatoriamente em todas as transacções comerciais no território nacional.
“As referidas moedas metálicas, independentemente do seu valor facial, continuam a ter curso legal e poder liberatório no país, devendo ser aceites por todos os agentes económicos nas trocas comerciais”, sublinha o comunicado.
O BNA apela aos cidadãos e, em especial, aos agentes económicos, para que observem escrupulosamente a lei e respeitem os instrumentos monetários oficialmente reconhecidos, sob pena de sanções legais.
Francisco Soque | Redactor
Foto | DR
Compartilhar:
Banca & Finanças
Oferta Pública do BFA superou expectativas e arrecadou 220,8 mil milhões Kz

Banca & Finanças
BFA doa 30 milhões Kz para travar cólera em Angola
Banca & Finanças
BNA determina que bancos comerciais devem destinar 1% dos seus capitais próprios para apoiar instituições bancárias em risco de colapso — a contribuição inicial vai gerar cerca de 37,4 mil milhões Kz

Banca & Finanças
Comité de Política Monetária do BNA vai rever política monetária após inflação ficar abaixo da taxa directora
Receba as principais notícias no seu email
Assine nossa newsletter e fique atualizado com o que há de mais importante no Brasil e no mundo.
Não compartilhamos seu email com terceiros. Você pode cancelar a assinatura a qualquer momento.