08-01-2025
Economia
Produção de petróleo em Angola estagna nos 1,173 milhões de barris diários em 2025
A produção de petróleo em Angola deverá estabilizar nos 1,173 milhões de barris por dia este ano, após um aumento de 3,6% em 2024, quando o país produziu 1,170 milhões de barris diários. A previsão foi avançada, hoje, pela consultora Oxford Economics, que aponta para uma ligeira subida, mas sem grandes avanços.
Segundo os analistas britânicos, a produção petrolífera angolana registou uma leve recuperação em novembro de 2024, atingindo a meta estipulada pelo Governo. No entanto, para 2025, a consultora antevê desafios que podem limitar o crescimento da produção, como eventuais atrasos nos projetos petrolíferos, uma menor procura de petróleo angolano – resultado do aumento de vendas de veículos elétricos na China – e o abrandamento no setor da construção.
A Agência Internacional da Energia (AIE) também apresentou dados alinhados com as metas definidas pelo Executivo angolano, que projetava uma produção de 1,180 milhões de barris por dia em 2024. Contudo, os números confirmam que o país está a enfrentar dificuldades para atingir níveis de produção superiores.
O petróleo continua a ser um dos principais pilares da economia angolana, representando uma fatia significativa das receitas nacionais. A estabilidade ou crescimento neste setor será determinante para o desempenho económico nos próximos anos.
Jornalista | Francisco Soque
Compartilhar:

Economia
Brent cai abaixo dos 70 USD e deixa OGE angolano em risco

Economia
Angola ultrapassa Botsuana e torna-se o maior produtor africano de diamantes

Economia
Banco Mundial vai apoiar OGE 2025 com 750 milhões de dólares

Economia
Angola fecha 2024 com superavit de 712,6 mil milhões Kz — mas dívida continua a pesar
Receba as principais notícias no seu email
Assine nossa newsletter e fique atualizado com o que há de mais importante no Brasil e no mundo.
Não compartilhamos seu email com terceiros. Você pode cancelar a assinatura a qualquer momento.