28-11-2024
Economia
Países Baixos financiam produção em grande escala de abacate e frutas tropicais
Os Países Baixos investiram cerca de um milhão de euros na província do Huambo para ampliar a produção de abacate e frutas tropicais, aproveitando as condições favoráveis da região.
A informação foi confirmada pelo embaixador dos Países Baixos em Angola, Tsjeard Hoekstra, durante um encontro com o vice-governador para o sector Político, Económico e Social, Angelino Elavoco. O evento incluiu a apresentação do programa para o lançamento do primeiro "Cluster de Abacate" na província, que envolve o Governo do Huambo e a Agência Reguladora de Certificação de Carga e Logística de Angola (ARCCLA).
O embaixador destacou o forte potencial agrícola do Huambo e a capacidade dos Países Baixos em agricultura e logística, incluindo o maior porto da Europa, em Roterdão. O projeto visa estimular a produção de frutas tropicais na região, com transporte garantido pela Plataforma Logística da Caála e sua cadeia de frio, permitindo a exportação para a Europa através de Roterdão.
De acordo com Angelino Elavoco, o projeto integra programas estruturantes que impulsionarão o crescimento da província e apoiarão a reforma agrária na região. Ele incentivou o envolvimento da classe empresarial e das famílias camponesas na produção de abacate em larga escala para fortalecer o agronegócio.
O projeto começou há alguns anos, com a primeira pedra da Plataforma Logística da Caála lançada em dezembro de 2022, e avança de forma faseada, com o apoio do governo local para sua implementação.
Francisco Soque | Redactor
Compartilhar:
Banca & Finanças
BPI anuncia venda de 15% do BFA após lucro cair 16% para 274 milhões

Economia
Angola produz menos 13,1976 milhões de barris de petróleo e perde 2,414 mil milhões USD

Cooperação & Negócios
Empresários dos Emirados Árabes Unidos preparam 100 milhões para agricultura e 2 mil milhões para energia e água em Angola
