10-05-2025
Economia

Moedas de 5, 10 e 20 kwanzas rejeitadas por comerciantes
Ontem, em Benguela, moedas de 10 e 20 kwanzas viraram motivo de confusão e frustração. Vendedoras ambulantes e até algumas bombas de combustível simplesmente recusaram o dinheiro metálico, alegando que "já saiu de circulação". Mas não saiu.
António da Silva, por exemplo, viu-se obrigado a usar uma nota de mil kwanzas para abastecer a motorizada, depois de lhe negarem 900 kwanzas em moedas. “As moedas ficaram em casa. Não consegui usá-las em lado nenhum”, contou.
A confusão maior foi no mercado do Nbaulu, nos arredores da cidade. Lá, as vendedoras repetiam o boato de que as moedas já não servem. Mas segundo Filipe Quarta, administrador do mercado, essa ideia não tem qualquer base legal.
“Não houve orientação do Estado para retirar as moedas. Estamos a pedir aos vendedores que as aceitem, e quem continuar a recusar pode ser denunciado à Polícia”, avisou.
O Banco Nacional de Angola também não deu qualquer sinal de que as moedas tenham deixado de valer. E, como lembra o economista Lando Afonso, “a recusa dessas moedas pode até configurar crime”. Segundo ele, a prática prejudica os consumidores, desequilibra preços e desvaloriza o poder de compra das famílias.
Francisco Soque | Redactor
Foto: DR
Compartilhar:

Economia
Brent cai abaixo dos 70 USD e deixa OGE angolano em risco

Economia
Angola ultrapassa Botsuana e torna-se o maior produtor africano de diamantes

Economia
Banco Mundial vai apoiar OGE 2025 com 750 milhões de dólares

Economia
Angola fecha 2024 com superavit de 712,6 mil milhões Kz — mas dívida continua a pesar
Receba as principais notícias no seu email
Assine nossa newsletter e fique atualizado com o que há de mais importante no Brasil e no mundo.
Não compartilhamos seu email com terceiros. Você pode cancelar a assinatura a qualquer momento.