10-05-2025
Economia

Moedas de 5, 10 e 20 kwanzas rejeitadas por comerciantes
Ontem, em Benguela, moedas de 10 e 20 kwanzas viraram motivo de confusão e frustração. Vendedoras ambulantes e até algumas bombas de combustível simplesmente recusaram o dinheiro metálico, alegando que "já saiu de circulação". Mas não saiu.
António da Silva, por exemplo, viu-se obrigado a usar uma nota de mil kwanzas para abastecer a motorizada, depois de lhe negarem 900 kwanzas em moedas. “As moedas ficaram em casa. Não consegui usá-las em lado nenhum”, contou.
A confusão maior foi no mercado do Nbaulu, nos arredores da cidade. Lá, as vendedoras repetiam o boato de que as moedas já não servem. Mas segundo Filipe Quarta, administrador do mercado, essa ideia não tem qualquer base legal.
“Não houve orientação do Estado para retirar as moedas. Estamos a pedir aos vendedores que as aceitem, e quem continuar a recusar pode ser denunciado à Polícia”, avisou.
O Banco Nacional de Angola também não deu qualquer sinal de que as moedas tenham deixado de valer. E, como lembra o economista Lando Afonso, “a recusa dessas moedas pode até configurar crime”. Segundo ele, a prática prejudica os consumidores, desequilibra preços e desvaloriza o poder de compra das famílias.
Francisco Soque | Redactor
Foto: DR
Compartilhar:
Banca & Finanças
BPI anuncia venda de 15% do BFA após lucro cair 16% para 274 milhões

Economia
Angola produz menos 13,1976 milhões de barris de petróleo e perde 2,414 mil milhões USD

Cooperação & Negócios
Empresários dos Emirados Árabes Unidos preparam 100 milhões para agricultura e 2 mil milhões para energia e água em Angola
