12-04-2025
Economia

Mediação de seguros movimenta 112 mil milhões Kz em 2024
A mediação de seguros em Angola gerou, em 2024, cerca de 112 mil milhões de kwanzas em prémios directos, representando 24% do mercado segurador. Os dados foram revelados pelo secretário de Estado para as Finanças e Tesouro, Ottoniel dos Santos, durante um workshop da ARSEG.
As comissões somaram 9,7 mil milhões Kz, consolidando o sector como motor económico. Apesar disso, o governante sublinhou a necessidade de mais qualificação técnica e ética profissional para acompanhar o crescimento.
Ottoniel destacou também o papel dos fundos de pensões no reforço da segurança social e da economia nacional, defendendo uma gestão prudente e orientada para resultados. Já o resseguro foi apontado como essencial para enfrentar riscos maiores e proteger patrimónios.
A presidente da ARSEG, Filomena Manjata, defendeu uma descentralização geográfica da mediação, para garantir acesso em todo o país. Actualmente, há 3.637 mediadores registados, dos quais 3.518 são singulares e 119 colectivas.
No final de 2024, os prémios captados via mediação já representavam 30% do mercado, demonstrando a força crescente dos mediadores no sistema segurador.
Francisco Soque | Redactor
Foto: Reprodução JA
Compartilhar:

Economia
Brent cai abaixo dos 70 USD e deixa OGE angolano em risco

Economia
Angola ultrapassa Botsuana e torna-se o maior produtor africano de diamantes

Economia
Banco Mundial vai apoiar OGE 2025 com 750 milhões de dólares

Economia
Angola fecha 2024 com superavit de 712,6 mil milhões Kz — mas dívida continua a pesar
Receba as principais notícias no seu email
Assine nossa newsletter e fique atualizado com o que há de mais importante no Brasil e no mundo.
Não compartilhamos seu email com terceiros. Você pode cancelar a assinatura a qualquer momento.