26-05-2025
Banca & Finanças

Lucros dos bancos sobem para 302 mil milhões Kz no início do ano
Os bancos comerciais a operar em Angola somaram 302,2 mil milhões de kwanzas em lucros no primeiro trimestre de 2025. Isso representa um crescimento de 8% face ao mesmo período do ano passado.
Grande parte desse resultado vem dos ganhos com títulos da dívida pública, que continuam a ser o principal investimento da banca. Actualmente, esses títulos representam cerca de um terço dos activos totais dos bancos. As aplicações nos bancos centrais e outros fundos de investimento também cresceram 15%.
Para o economista Alberto Vunge, os bancos continuam a preferir investir onde há menos risco, como na dívida do Estado, em vez de concederem crédito à economia real. O elevado número de créditos malparados (19,2% no final de 2024) ajuda a explicar essa decisão.
O BAI foi o banco com melhor desempenho. Viu os lucros quase triplicarem e chegou aos 101,6 mil milhões Kz, recuperando o primeiro lugar, tanto em activos como em lucros. O BFA ficou em segundo, com 64,4 mil milhões Kz, e o Standard Bank surge a seguir, com 33,6 mil milhões.
Apesar de ter registado uma quebra de 77%, o Banco Económico manteve-se entre os maiores lucros com 21,2 mil milhões Kz. O Keve fechou o grupo dos cinco mais lucrativos com 20,5 mil milhões. Juntos, estes cinco bancos concentram 80% dos lucros totais do sector.
Francisco Soque | Redactor
Foto: DR
Compartilhar:
Banca & Finanças
BPI anuncia venda de 15% do BFA após lucro cair 16% para 274 milhões

Economia
Angola produz menos 13,1976 milhões de barris de petróleo e perde 2,414 mil milhões USD

Cooperação & Negócios
Empresários dos Emirados Árabes Unidos preparam 100 milhões para agricultura e 2 mil milhões para energia e água em Angola
