12-01-2025
Política

João Lourenço preocupado com desafios democráticos em Moçambique
O Presidente de Angola, João Lourenço, manifestou hoje preocupação com os desafios à democracia em Moçambique, após as tensões pós-eleitorais no país.
João Lourenço, que falava em Kampala, Uganda, à margem de uma cimeira da União Africana, destacou a importância do diálogo e da unidade nacional para garantir a estabilidade e o regresso à normalidade. O Presidente angolano afirmou estar confiante de que prevalecerá o espírito de unidade entre os moçambicanos após a tomada de posse do Presidente eleito, Daniel Chapo, marcada para 15 de janeiro.
Desde outubro, Moçambique enfrenta uma crise pós-eleitoral que já provocou cerca de 300 mortos, mais de 600 feridos e destruição de infraestruturas públicas e privadas. Venâncio Mondlane, candidato da oposição, continua a contestar os resultados e apelou a manifestações pacíficas durante a posse.
A cimeira abordou ainda questões de segurança em África, com destaque para os conflitos no Sudão e entre a República Democrática do Congo e o Ruanda. João Lourenço apelou à promoção da paz como pilar essencial para o desenvolvimento no continente.
Francisco Soque | Redactor
Compartilhar:
Banca & Finanças
BPI anuncia venda de 15% do BFA após lucro cair 16% para 274 milhões

Economia
Angola produz menos 13,1976 milhões de barris de petróleo e perde 2,414 mil milhões USD

Cooperação & Negócios
Empresários dos Emirados Árabes Unidos preparam 100 milhões para agricultura e 2 mil milhões para energia e água em Angola
