12-01-2025
Política
João Lourenço defende agricultura como base económica em África
O Presidente de Angola, João Lourenço, afirmou hoje que a agricultura deve ser uma prioridade estratégica para o desenvolvimento económico de África. A declaração foi feita durante a sessão extraordinária da Conferência de Chefes de Estado e de Governo da União Africana, em Kampala, Uganda, dedicada ao setor agrícola.
"O desenvolvimento das nossas economias, a segurança alimentar e o crescimento inclusivo dependem da prioridade que damos à agricultura", destacou João Lourenço, apelando aos líderes africanos para que cumpram os compromissos da Declaração de Malabo, que prevê a alocação de pelo menos 10% dos orçamentos nacionais ao setor.
O chefe de Estado defendeu a aprovação de uma Estratégia e Plano de Ação do Programa Integrado para o Desenvolvimento da Agricultura em África (2026-2035), sublinhando a importância de atrair investimentos, promover a produção de adubos e fertilizantes e melhorar as infraestruturas rurais e sistemas de irrigação.
João Lourenço destacou ainda a necessidade de mecanização agrícola, certificação de sementes e aumento da capacidade exportadora dos países africanos. Angola, que assume a presidência rotativa da União Africana em fevereiro de 2025, reforça assim o seu compromisso com o desenvolvimento agrícola no continente.
Jornalista | Francisco Soque
Compartilhar:

Mercado
Tarifas dos EUA para Angola descem de 32% para 15% e abrem mais mercado
Banca & Finanças
BPI anuncia venda de 15% do BFA após lucro cair 16% para 274 milhões

Economia
Angola produz menos 13,1976 milhões de barris de petróleo e perde 2,414 mil milhões USD
