08-04-2025
Economia

INAPEM favorecem várias empresas com suas acções
O Instituto Nacional de Apoio às Micro, Pequenas e Médias Empresas (INAPEM) beneficiou mais de 800 empresas com acesso a financiamento, no âmbito do seu programa de acção de 2024 ao primeiro trimestre de 2025. A informação foi avançada, segunda-feira, em Luanda, pelo presidente do Conselho de Administração da instituição, Bráulio Augusto, à margem de um seminário inserido na "Semana da Sustentabilidade". O responsável garantiu que o INAPEM continuará a criar novas soluções de financiamento para apoiar o tecido empresarial.
A linha de apoio promovida pela instituição beneficiou, sobretudo, o subsector produtivo, com destaque para o agro-negócio, onde muitos empresários encontraram oportunidades para submeter pedidos de financiamento. De igual modo, sectores estratégicos como as Pescas também foram contemplados, reforçando a necessidade de apoiar não só o sector primário, mas também os sectores secundário e terciário, nomeadamente o comércio e os serviços.
Bráulio Augusto explicou que existem produtos de financiamento bastante flexíveis, ajustados às especificidades de cada sector de actividade, e adiantou que estão a ser estudadas novas soluções financeiras, a serem lançadas brevemente, no quadro de parcerias que o INAPEM pretende reforçar para aumentar os resultados no acesso ao crédito.
O responsável apelou ainda ao uso de modelos alternativos de financiamento, como o financiamento colaborativo, capitais de risco e recursos via mercado de capitais, de forma a melhor responder às exigências do mercado. Em relação ao incumprimento de critérios de sustentabilidade por parte de algumas empresas, esclareceu que ainda não existe um quadro regulamentar específico para avaliar, com justiça, o desempenho das Micro, Pequenas e Médias Empresas nesse domínio.
Francisco Soque | Redactor
Compartilhar:
Banca & Finanças
BPI anuncia venda de 15% do BFA após lucro cair 16% para 274 milhões

Economia
Angola produz menos 13,1976 milhões de barris de petróleo e perde 2,414 mil milhões USD

Cooperação & Negócios
Empresários dos Emirados Árabes Unidos preparam 100 milhões para agricultura e 2 mil milhões para energia e água em Angola
