21-01-2025
Cooperação & Negócios

Governo e União Europeia auscultam empresários para melhorar ambiente de negócios
O Acordo de Facilitação do Investimento Sustentável (SIFA), celebrado entre o Governo angolano e a União Europeia (UE), foi tema de uma reunião realizada esta segunda-feira, em Luanda, com a participação de representantes da classe empresarial pública e privada. O objectivo do encontro foi identificar e resolver os principais constrangimentos enfrentados pelos investidores e aprimorar o ambiente de negócios no país.
Prioridades do SIFA
Segundo o secretário de Estado para o Investimento Público, Ivan Marques dos Santos, o SIFA deverá concentrar-se em áreas prioritárias como Agro-negócio, Logística e Transportes e Energias Renováveis, pilares fundamentais para o desenvolvimento sustentável e o crescimento socioeconómico de Angola.
"Temos de focar no Agro-negócio, na Segurança Alimentar e no capital humano", destacou o governante, sublinhando que essas áreas são estratégicas para garantir maior competitividade e atracção de investimentos.
Os empresários angolanos apontaram como principais desafios:
Burocracia e lentidão na execução de projectos.
Dificuldades no acesso a financiamento por meio da banca.
Necessidade de mais agilidade nos acordos firmados entre Angola e os seus parceiros internacionais.
Ivan Marques dos Santos assegurou que o Governo, em colaboração com a UE, está empenhado em implementar medidas que facilitem os investimentos e criem um ambiente mais propício ao desenvolvimento empresarial.
A embaixadora da UE em Angola, Rosário Bento Pais, reforçou que o SIFA pretende consolidar as bases para um melhor ambiente de negócios, promovendo o investimento no sector privado, o crescimento económico e a criação de empregos.
“O sector privado pode beneficiar do desembolso de uma instituição financeira, como o Banco Europeu de Investimento, ou de bancos angolanos”, afirmou Rosário Bento Pais, acrescentando que o foco também inclui o fortalecimento da legislação e a capacitação de recursos humanos.
A UE avançou com um financiamento inicial de 8,5 milhões de euros, destinado ao apoio ao comércio e investimento em Angola. A embaixadora destacou que o SIFA será desenvolvido ao longo de vários anos, com iniciativas de longo prazo para atrair mais investidores aos mercados angolano e europeu.
O Comité do SIFA reuniu-se ontem na sede do Ministério do Planeamento, em Luanda. Durante o encontro, foram debatidas as principais inquietações da classe empresarial e da sociedade civil, com o intuito de alinhar estratégias para a facilitação de investimentos e a implementação efectiva dos projectos prioritários para o desenvolvimento do país.
Francisco Soque | Redactor
Compartilhar:
Banca & Finanças
BPI anuncia venda de 15% do BFA após lucro cair 16% para 274 milhões

Economia
Angola produz menos 13,1976 milhões de barris de petróleo e perde 2,414 mil milhões USD

Cooperação & Negócios
Empresários dos Emirados Árabes Unidos preparam 100 milhões para agricultura e 2 mil milhões para energia e água em Angola
