25-07-2025
Cooperação & Negócios

China injeta 100 milhões USD na produção de grãos em Angola com foco em 30 mil hectares
A multinacional chinesa Sinohydro Construction Angola vai investir mais de 100 milhões de dólares na implementação de infra-estruturas do Plano Nacional de Fomento para a Produção de Grãos (Planagrão), com início em 30 mil hectares nas províncias do Leste do país. O acordo foi assinado esta Quinta-feira, em Luanda, entre o ministro da Agricultura e Florestas, Isaac dos Anjos, e o representante da empresa, Li Xunfeng.
O projecto abrangerá, numa primeira fase, mil hectares, actualmente em estudo, para definir os cultivos mais adequados às características do solo. A longo prazo, o objectivo é estender a exploração agrícola às províncias da Lunda Norte, Lunda Sul, Moxico, Moxico Leste, Cuando Cubango, num total de 500 mil hectares já identificados.
Criado em 2022, o Planagrão tem como foco principal o cultivo de arroz, soja, milho e trigo, visando a segurança alimentar nacional e a redução da pobreza. A produção será feita à escala empresarial, sendo que 60% do volume produzido será para exportação e 40% destinado ao consumo interno.
Este é o segundo memorando assinado com empresas chinesas em apenas uma semana, segundo o Governo. O ministro sublinhou que o país tem terras e água disponíveis, restando atrair mais parceiros com “boa vontade” para expandir a fronteira agrícola nacional.
Francisco Soque | Redactor
Foto: DR
Compartilhar:
Banca & Finanças
BPI anuncia venda de 15% do BFA após lucro cair 16% para 274 milhões

Economia
Angola produz menos 13,1976 milhões de barris de petróleo e perde 2,414 mil milhões USD
