08-06-2025
Fiscalidade

Funcionários da Justiça detidos por venda ilegal de nacionalidade angolana
Três funcionários da Delegação Provincial da Justiça e dos Direitos Humanos na Lunda-Norte foram detidos em flagrante delito pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC), acusados de emitirem, de forma fraudulenta, documentos oficiais que atribuíram ilegalmente a nacionalidade angolana a estrangeiros.
Segundo uma nota oficial do SIC, os implicados, dois colocados na Conservatória e no Cartório Notariado do município do Chitato, e outro afecto à Delegação Municipal do Lôvua, retiravam ilegalmente livros de registo civil das instituições, levando-os para as suas residências, onde produziam cédulas e Assentos de Nascimento falsos.
A prática consistia na venda desses documentos a cidadãos estrangeiros de diversas nacionalidades, mediante o pagamento de até 1.500.000 kwanzas por cada processo fraudulento.
Durante a operação de detenção, foram apreendidos diversos documentos, incluindo um passaporte chinês, duas cópias integrais, 13 cédulas pessoais, 4 boletins de óbito e 58 certidões narrativas simples de Registo de Nascimento.
Francisco Soque | Redactor
Foto: DR
Compartilhar:
Banca & Finanças
BPI anuncia venda de 15% do BFA após lucro cair 16% para 274 milhões

Economia
Angola produz menos 13,1976 milhões de barris de petróleo e perde 2,414 mil milhões USD

Cooperação & Negócios
Empresários dos Emirados Árabes Unidos preparam 100 milhões para agricultura e 2 mil milhões para energia e água em Angola
