27-06-2025
Economia

FMI e Banco Mundial voltam a passar sistema financeiro angolano a pente fino — regressam em setembro
O sistema financeiro de Angola será novamente alvo de uma avaliação rigorosa por parte do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial, com a segunda missão da equipa técnica prevista para Setembro deste ano.
A primeira fase da análise terminou esta semana, após duas semanas de trabalhos no País, no âmbito do Programa de Avaliação do Sector Financeiro (FSAP), um processo que avalia a estabilidade, os riscos sistémicos e o nível de desenvolvimento do sistema financeiro nacional.
Segundo apurou o Mais Kwanza, a equipa concentrou-se em áreas como a banca comercial, o mercado de capitais, as instituições de microfinanças e os mecanismos de supervisão. Também foram realizados testes de resistência ao sector bancário e analisadas as potenciais fragilidades do sistema.
Esta avaliação acontece num contexto em que Angola permanece na lista cinzenta do GAFI, grupo internacional que monitoriza o combate ao branqueamento de capitais e ao financiamento do terrorismo.
A segunda missão, marcada para Setembro, terá como foco aprofundar os diagnósticos feitos nesta primeira etapa e preparar o relatório final, que deverá ser apresentado no início de 2026. A última avaliação semelhante aconteceu em 2012, mas, por decisão política, o relatório não foi divulgado ao público.
Francisco Soque | Redactor
Foto: DR
Compartilhar:

Economia
Brent cai abaixo dos 70 USD e deixa OGE angolano em risco

Economia
Angola ultrapassa Botsuana e torna-se o maior produtor africano de diamantes

Economia
Banco Mundial vai apoiar OGE 2025 com 750 milhões de dólares

Economia
Angola fecha 2024 com superavit de 712,6 mil milhões Kz — mas dívida continua a pesar
Receba as principais notícias no seu email
Assine nossa newsletter e fique atualizado com o que há de mais importante no Brasil e no mundo.
Não compartilhamos seu email com terceiros. Você pode cancelar a assinatura a qualquer momento.