04-03-2025
Economia

Famílias camponesas retomam produção agrícola no fim de Maio
As famílias camponesas da província de Luanda deverão retomar a campanha agrícola 2024/2025 no final de Maio, altura em que as zonas de produção começam a registar sinais de seca das águas resultante da abertura das comportas dos aproveitamentos hidroeléctricos de Laúca e Cambambe.
A informação foi avançada pelo presidente da direcção executiva da UNACA em Luanda, José dos Santos, que apontou as inundações como principal obstáculo ao normal desenvolvimento da produção.
Segundo José dos Santos, 60% das zonas de produção ao longo dos rios Kwanza e Zenza foram afectadas, atingindo cerca de duas mil famílias. As inundações começaram 15 dias após a abertura das comportas, a 6 de Janeiro.
As áreas mais afectadas incluem:
Província do Bengo: Cabala e Funda Kilunda.
Icolo e Bengo: município do Bom Jesus, Cadeia 107 e Caxicane.
Luanda: Kilamba (Anandengue), Bita Baixa do Kwanza e Tombo.
A perda de culturas agrícolas foi um dos principais prejuízos para os camponeses, que foram obrigados a colher produtos ainda fora do ponto de amadurecimento, como batata-doce e mandioca, enquanto outros acabaram por apodrecer na terra.
José dos Santos assegurou que o processo de levantamento das famílias afectadas continua em curso, visando encontrar soluções para minimizar os impactos das cheias e garantir um recomeço da produção em condições mais favoráveis.
Francisco Soque | Redactor
Foto: Reprodução JA
Compartilhar:
Banca & Finanças
BPI anuncia venda de 15% do BFA após lucro cair 16% para 274 milhões

Economia
Angola produz menos 13,1976 milhões de barris de petróleo e perde 2,414 mil milhões USD

Cooperação & Negócios
Empresários dos Emirados Árabes Unidos preparam 100 milhões para agricultura e 2 mil milhões para energia e água em Angola
