08-07-2025
Economia

Estado já arrecadou 3,6 mil milhões Kz em receitas não petrolíferas no primeiro semestre
O Estado angolano arrecadou 3,6 mil milhões de kwanzas em receitas fiscais não petrolíferas entre Janeiro e Junho de 2025. A informação foi avançada esta segunda-feira pelo presidente da Administração Geral Tributária (AGT), José Leiria, durante uma apresentação pública sobre o desempenho das finanças públicas.
Segundo o responsável, os valores estão em linha com o previsto no Orçamento Geral do Estado (OGE) para este ano, sendo que a AGT prevê manter o ritmo de cobrança até ao final do exercício económico.
“A nossa perspectiva é continuarmos a trabalhar para que, no que diz respeito à receita fiscal não petrolífera, consigamos entregar às contas públicas o valor previsto no OGE”, afirmou José Leiria.
Por outro lado, o responsável reconheceu dificuldades na arrecadação das receitas petrolíferas, que dependem de factores externos, como a volatilidade dos preços do crude.
“Estamos a verificar uma receita reduzida face ao que vem previsto no OGE, muito por causa da instabilidade nos preços internacionais”, explicou.
De acordo com o Orçamento Geral do Estado para 2025, o Governo prevê 10,9 mil milhões Kz em receitas petrolíferas, o que representa 64% do total de receitas fiscais esperadas para o ano.
Francisco Soque | Redactor
Foto: DR
Compartilhar:

Economia
Brent cai abaixo dos 70 USD e deixa OGE angolano em risco

Economia
Angola ultrapassa Botsuana e torna-se o maior produtor africano de diamantes

Economia
Banco Mundial vai apoiar OGE 2025 com 750 milhões de dólares

Economia
Angola fecha 2024 com superavit de 712,6 mil milhões Kz — mas dívida continua a pesar
Receba as principais notícias no seu email
Assine nossa newsletter e fique atualizado com o que há de mais importante no Brasil e no mundo.
Não compartilhamos seu email com terceiros. Você pode cancelar a assinatura a qualquer momento.