12-06-2025
Economia

Conta corrente angolana fecha trimestre com superavit de 557 milhões de euros
A conta corrente de Angola registou um superavit de 557 milhões de euros no primeiro trimestre de 2025, equivalente a 2% do Produto Interno Bruto (PIB), segundo dados do Banco Nacional de Angola (BNA).
O resultado representa uma subida de 13,7% face ao trimestre anterior, impulsionada por uma melhoria no saldo dos rendimentos primários e da conta de serviços, que caíram 38,7% e 3,2%, respectivamente. Ainda assim, o saldo da conta de bens recuou 17%.
Apesar do bom desempenho da conta corrente, a conta de capital e financeira manteve-se em défice, com um saldo negativo de 580 milhões de euros. No entanto, o valor representa uma recuperação face aos mais de 930 milhões de euros negativos do trimestre anterior. A melhoria deve-se sobretudo ao comportamento da dívida externa pública e de capitais comerciais.
Já a posição líquida do investimento internacional deteriorou-se, com um défice de 1.231 milhões de euros, devido ao aumento dos passivos com não residentes.
As reservas internacionais ficaram fixadas em 14.135 milhões de euros no final de Março, garantindo uma cobertura de 7,8 meses de importações de bens e serviços, indicou o BNA.
Francisco Soque | Redactor
Foto: DR
Compartilhar:

Economia
Brent cai abaixo dos 70 USD e deixa OGE angolano em risco

Economia
Angola ultrapassa Botsuana e torna-se o maior produtor africano de diamantes

Economia
Banco Mundial vai apoiar OGE 2025 com 750 milhões de dólares

Economia
Angola fecha 2024 com superavit de 712,6 mil milhões Kz — mas dívida continua a pesar
Receba as principais notícias no seu email
Assine nossa newsletter e fique atualizado com o que há de mais importante no Brasil e no mundo.
Não compartilhamos seu email com terceiros. Você pode cancelar a assinatura a qualquer momento.