28-02-2025
Economia

BODIVA e PNUD reforçam parceria para impulsionar finanças sustentáveis
A Bolsa de Dívida e Valores de Angola (BODIVA) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) assinaram, esta sexta-feira, em Luanda, um Memorando de Entendimento para fortalecer a capacitação em finanças sustentáveis e impulsionar o desenvolvimento dos mercados de capitais.
De acordo com um comunicado da BODIVA, o acordo visa também fomentar o financiamento dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no país, reforçando o compromisso de ambas as instituições na criação de um ambiente favorável à mobilização de investimentos sustentáveis. A iniciativa inclui a promoção de instrumentos financeiros inovadores, como os títulos verdes, que podem atrair recursos privados para sectores estratégicos, como as energias renováveis.
A representante residente do PNUD em Angola, Denise António, destacou que o memorando representa um passo fundamental para o fortalecimento do ecossistema financeiro do país. "Com esta parceria, asseguramos que o sector privado tenha as ferramentas e o conhecimento necessários para alavancar investimentos com impacto positivo no desenvolvimento sustentável", afirmou.
Por sua vez, a presidente da Comissão Executiva da BODIVA, Cristina Lourenço, sublinhou que a colaboração com o PNUD permitirá expandir o acesso a novas formas de financiamento para empresas e projectos alinhados aos ODS. "A parceria também contribuirá para o cumprimento dos principais objectivos estratégicos da BODIVA até 2028, nomeadamente o aprofundamento e alargamento do mercado de capitais nacional, por meio da criação de instrumentos financeiros inovadores, como títulos verdes, azuis, sociais e climáticos", acrescentou.
A BODIVA tem vindo a adoptar estratégias para dinamizar o mercado de capitais em Angola, apostando na diversificação de produtos financeiros e na promoção da sustentabilidade como factor determinante para o crescimento económico do país.
Francisco Soque | Redactor
Foto: Reprodução BODIVA
Compartilhar:
Banca & Finanças
BPI anuncia venda de 15% do BFA após lucro cair 16% para 274 milhões

Economia
Angola produz menos 13,1976 milhões de barris de petróleo e perde 2,414 mil milhões USD

Cooperação & Negócios
Empresários dos Emirados Árabes Unidos preparam 100 milhões para agricultura e 2 mil milhões para energia e água em Angola
