16-03-2025
Banca & Finanças

BNA reforça incentivo à adesão às linhas de financiamento
O Banco Nacional de Angola (BNA) disponibilizou uma linha de financiamento de até 150 milhões de kwanzas para os sectores da Habitação, Turismo e Construção, anunciou, sexta-feira, em Ondjiva (Cunene), o director do Gabinete de Acompanhamento de Crédito, Veloso Pedro.
Durante uma palestra dirigida a empresários, empreendedores e estudantes, o responsável explicou que a iniciativa tem como objectivo impulsionar a construção e reabilitação de empreendimentos turísticos de pequena dimensão, promovendo o crescimento do sector e a diversificação dos serviços.
A medida enquadra-se nos avisos n.º 9 e 10/2024, do BNA, que estabelecem novas normas para o crédito à habitação, construção e turismo, sectores considerados estratégicos para a economia real. De acordo com Veloso Pedro, o Aviso n.º 9/2024, de 20 de Dezembro, define um regime especial de crédito com taxa de juro reduzida de 10%.
O gestor recomendou aos interessados que procurem os bancos comerciais para submeterem pedidos de financiamento. A administradora-adjunta para a Área Financeira, Laimi Aníbal, reforçou que esta iniciativa é uma oportunidade para fortalecer as relações entre bancos e empresas, criando um ambiente de negócios mais favorável.
No âmbito do seu programa de educação financeira, o BNA promoveu uma campanha de sensibilização em Ondjiva, incentivando a abertura de contas bancárias a partir de 100 kwanzas.
A iniciativa, que contou com a participação de técnicos dos bancos BAI, BFA e BIC, visa aumentar a inclusão financeira e facilitar o acesso da população aos serviços bancários.
O cidadão Agostinho Mariano destacou a importância da campanha para a bancarização da população, enquanto Henriqueta Cardoso, uma das aderentes, considerou a iniciativa uma oportunidade para quem tem pouca capacidade financeira, uma vez que a abertura de contas em bancos tradicionais exige valores acima de 20 mil kwanzas.
A campanha teve forte adesão, evidenciando o crescente interesse da população em integrar o sistema bancário formal.
Francisco Soque | Redactor
Foto: DR
Compartilhar:
Banca & Finanças
BPI anuncia venda de 15% do BFA após lucro cair 16% para 274 milhões

Economia
Angola produz menos 13,1976 milhões de barris de petróleo e perde 2,414 mil milhões USD

Cooperação & Negócios
Empresários dos Emirados Árabes Unidos preparam 100 milhões para agricultura e 2 mil milhões para energia e água em Angola
