18-03-2025
Banca & Finanças

BNA divulga ranking dos melhores bancos de Angola
O Banco Nacional de Angola (BNA) divulgou o Ranking das Provedorias das Instituições Financeiras Bancárias, avaliando a qualidade do atendimento ao cliente nos bancos comerciais do país. A classificação divide-se em duas categorias: grande dimensão, para bancos com mais de 1 milhão de clientes, e média e pequena dimensão, para aqueles com um número inferior.
Melhores bancos de grande dimensão
Na categoria dos bancos com mais de 1 milhão de clientes, o Banco Angolano de Investimentos (BAI) lidera o ranking, com um indicador de qualidade de 7,88. Em seguida, aparecem o Banco de Fomento Angola (BFA), com 7,31, e o Banco Millennium Atlântico, com 7,22.
Os restantes bancos classificados foram:
Banco BIC – 6,84
Banco de Poupança e Crédito (BPC) – 6,05
Banco Sol – 5,73
Melhores bancos de média e pequena dimensão
Na categoria dos bancos com menos de 1 milhão de clientes, o Standard Bank de Angola ficou em primeiro lugar, com 7,21 pontos. O Banco Yetu e o Banco Crédito do Sul ocupam o segundo e terceiro lugares, com 5,80 e 5,78, respectivamente.
Outros bancos classificados incluem:
Banco de Investimento Rural (BIR) – 5,70
Banco Comercial Angolano (BCA) – 5,62
Banco Caixa Geral Angola – 5,62
Banco Valor – 5,48
Banco de Comércio e Indústria (BCI) – 5,33
Banco Keve – 5,27
Banco Económico – 5,23
Banco Comercial do Huambo (BCH) – 5,20
Banco de Negócios Internacional (BNI) – 4,77
Banco VTB África – 3,73
Critérios de Avaliação
A classificação baseou-se na qualidade do atendimento ao cliente, considerando quatro indicadores principais:
Eficiência operacional e performance
Impacto do serviço de atendimento
Percepção dos clientes e do supervisor
Cumprimento das normas regulatórias
O BNA reforçou que todas as instituições bancárias são obrigadas a participar no Questionário de Avaliação de Qualidade e que a apresentação de informações falsas pode resultar em penalizações, conforme previsto na Lei do Regime Geral das Instituições Financeiras.
O ranking tem como objectivo promover mais transparência e eficiência no sector bancário, incentivando as instituições a aprimorar a qualidade dos serviços prestados aos clientes.
Francisco Soque | Redactor
Fonte: RL
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