11-10-2024
Economia

Biocom é a "pior empresa" do Estado Angolano em números de receitas
A Biocom é a principal empresa do Estado Angolano com as piores contas, tornando a instituição em falência técnica, segundo o mais recente relatório e contas das empresas do Sector Empresarial Público (SEP), entregues ao ao Instituto de Gestão de Activos do Estado (IGAPE) .
Segundo os números, a Biocom representa 53% dos 908,0 mil milhões Kz em capitais próprios negativos, pelo que informa os cálculos do semanário Jornal Expansão.
No final de 2023 a empresa de produção de açúcar, de álcool neutro e também de energia renovável Biocom registou -438,4 mil milhões Kz em capitais próprios, fazendo dela um ‘doente crónico’ dentro do Sector Empresarial Público, já que apresenta capitais próprios negativos desde pelo menos 2020 (primeiro ano em que começou a publicar relatórios e contas no IGAPE foi em 2021 e revelava informação de 2020).
Desde essa altura, esta empresa que até 2020 tinha como accionistas a construtora Odebrecht (40%), o grupo Cochan do general Dino (40% que entretanto foram entregues de forma voluntária ao Estado) e a Sonangol (20%) tem um resultado líquido acumulado de -248,6 mil milhões Kz.
Compartilhar:

Economia
Brent cai abaixo dos 70 USD e deixa OGE angolano em risco

Economia
Angola ultrapassa Botsuana e torna-se o maior produtor africano de diamantes

Economia
Banco Mundial vai apoiar OGE 2025 com 750 milhões de dólares

Economia
Angola fecha 2024 com superavit de 712,6 mil milhões Kz — mas dívida continua a pesar
Receba as principais notícias no seu email
Assine nossa newsletter e fique atualizado com o que há de mais importante no Brasil e no mundo.
Não compartilhamos seu email com terceiros. Você pode cancelar a assinatura a qualquer momento.