14-03-2025
Banca & Finanças

Banco Sol assegura estabilidade e repudia divulgação de informações distorcidas
O Banco Sol garantiu aos clientes a segurança dos seus depósitos e a continuidade das operações, refutando quaisquer riscos para a estabilidade da instituição. A administração do banco manifestou indignação com a divulgação de informações confidenciais que, segundo a entidade, foram retiradas do contexto e causaram impacto negativo na sua reputação.
De acordo com um comunicado enviado ao JA Online, o Banco Sol realizou um diagnóstico abrangente da sua situação económica, financeira e patrimonial, antecipando cenários para a evolução do negócio. Essas análises foram apresentadas ao Banco Nacional de Angola (BNA) e acompanhadas de um conjunto estruturado de medidas destinadas a reforçar a base de capital e alinhar a instituição com as exigências regulamentares e as melhores práticas internacionais.
Desde Abril de 2024, o novo Conselho de Administração tem trabalhado na implementação de um Plano de Recapitalização e Reestruturação, aprovado pelos accionistas e actualmente em discussão com o BNA. O objectivo é garantir solidez financeira e manter a confiança dos clientes e do mercado.
O banco denunciou ainda que informações confidenciais foram divulgadas de forma irresponsável por algumas plataformas digitais, violando o dever de sigilo imposto pela Lei do Regime Geral das Instituições Financeiras. Segundo o comunicado, essa prática constitui crime, estando prevista no Código Penal a punição para abuso de liberdade de imprensa e obtenção fraudulenta de informação.
O Banco Sol reafirma o compromisso com a transparência e promete accionar todos os mecanismos legais para responsabilizar os envolvidos na divulgação indevida dos dados.
Francisco Soque | Redactor
Foto: DR
Compartilhar:

Banca & Finanças
VTB África abandona o mercado bancário angolano

Economia
Taxa de ocupação hoteleira em Benguela atinge os 100%

Banca & Finanças
Banco Nacional de Angola mantém taxa de juro de referência em 19,5%
