10-05-2025
Cooperação & Negócios

Banco BAI e Câmara de Comércio Angola-China realizam censo de investidores
O Banco Angolano de Investimentos (BAI) e a Câmara de Comércio Angola-China (CAC) firmaram um acordo, na terça-feira, 12 de maio, para realizar o primeiro censo empresarial do sector privado chinês em Angola. O projecto visa fortalecer a parceria comercial entre ambos os países, através da coleta de dados sobre as empresas chinesas e angolanas financiadas por capital chinês.
O censo terá como foco o levantamento de informações sobre o volume de investimentos, o número de colaboradores, as necessidades das empresas (pequenas, médias e grandes), o impacto das mesmas na economia nacional e o nível de empregabilidade gerado. Esses dados permitirão ao BAI oferecer soluções financeiras mais adequadas ao perfil de cada investidor.
Luís Cupenala, presidente da CAC, destacou que o censo não é uma iniciativa exclusiva da Câmara de Comércio, mas uma ação de interesse nacional, com o apoio da Embaixada da República Popular da China em Angola. "Este projecto permitirá compreender o real impacto das empresas chinesas na economia angolana, criando uma base sólida de informações para uma parceria mais sustentável", afirmou.
O BAI, além de financiar o processo, terá a responsabilidade de conduzir o estudo, colocando sua expertise e capacidade técnica à disposição do projecto.
Francisco Soque | Redactor
Foto: DR
Compartilhar:
Banca & Finanças
BPI anuncia venda de 15% do BFA após lucro cair 16% para 274 milhões

Economia
Angola produz menos 13,1976 milhões de barris de petróleo e perde 2,414 mil milhões USD

Cooperação & Negócios
Empresários dos Emirados Árabes Unidos preparam 100 milhões para agricultura e 2 mil milhões para energia e água em Angola
