22-05-2025
Economia

BAD alerta que tarifas dos EUA podem criar fortes abalos nas economias africanas
O presidente do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), Akinwumi Adesina, alertou esta semana que as novas tarifas comerciais impostas pelos Estados Unidos poderão desencadear grandes perturbações económicas em África, afectando directamente 47 dos 54 países do continente.
Em entrevista à CNN, o responsável destacou que estas medidas têm repercussões globais, mas podem ser particularmente graves para os países africanos que dependem fortemente das exportações para sustentar as suas economias e manter níveis razoáveis de reservas em moeda estrangeira.
“Estas tarifas podem acelerar uma mudança estratégica nas parcerias globais e abalar as estruturas económicas de muitos países africanos”, sublinhou Adesina.
A medida norte-americana, cujos detalhes específicos ainda estão a ser analisados, representa mais um desafio num contexto económico já marcado por dificuldades de financiamento, inflação elevada e dependência de mercados externos.
Segundo o presidente do BAD, o continente africano tem grande potencial de crescimento económico, mas políticas como estas podem travar ou reverter os progressos conquistados nos últimos anos, nomeadamente em sectores como a agricultura, a indústria transformadora e a tecnologia.
Francisco Soque | Redactor
Foto: DR
Compartilhar:

Economia
Brent cai abaixo dos 70 USD e deixa OGE angolano em risco

Economia
Angola ultrapassa Botsuana e torna-se o maior produtor africano de diamantes

Economia
Banco Mundial vai apoiar OGE 2025 com 750 milhões de dólares

Economia
Angola fecha 2024 com superavit de 712,6 mil milhões Kz — mas dívida continua a pesar
Receba as principais notícias no seu email
Assine nossa newsletter e fique atualizado com o que há de mais importante no Brasil e no mundo.
Não compartilhamos seu email com terceiros. Você pode cancelar a assinatura a qualquer momento.