21-07-2025
Economia

Aumento salarial de 25% perde força com subida de 167% no gasóleo, 50% na luz e 30% na água
Apesar do aumento de 25% nos salários da função pública, aplicado em Fevereiro de 2025 com retroactivos a partir de Janeiro, muitas famílias sentem que o seu poder de compra não melhorou. Pelo contrário: os gastos com energia, água, combustíveis, transportes e educação têm crescido de forma acentuada, anulando os efeitos positivos do reajuste salarial previsto no Orçamento Geral do Estado (OGE) para 2025.
Desde então, o gasóleo aumentou 167%, passando de 200 Kz para 400 Kz por litro após dois aumentos em Abril e Julho. As facturas de luz subiram quase 50%, as de água cerca de 30%, e os transportes públicos registaram um aumento médio de 20%.
Segundo o economista Francisco Xavier Pedro, o poder de compra real dos salários da função pública está a ser corroído pela escalada dos preços em sectores essenciais. “A inflação acumulada nos primeiros seis meses do ano ronda os 7,9%, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística, absorvendo parte considerável do aumento concedido no início do ano. A subida dos preços em combustíveis, energia, transportes e educação tem um efeito regressivo, penalizando mais as famílias de baixos rendimentos”, explicou.
O economista sublinha ainda que a inflação dos bens e serviços não transaccionáveis, como saúde, educação e transportes, está a crescer a um ritmo superior ao dos bens alimentares. Para Francisco Xavier Pedro, esse cenário reduz ainda mais o rendimento disponível real das famílias angolanas.
Francisco Soque | Redactor
Foto: DR
Compartilhar:

Economia
Brent cai abaixo dos 70 USD e deixa OGE angolano em risco

Economia
Angola ultrapassa Botsuana e torna-se o maior produtor africano de diamantes

Economia
Banco Mundial vai apoiar OGE 2025 com 750 milhões de dólares

Economia
Angola fecha 2024 com superavit de 712,6 mil milhões Kz — mas dívida continua a pesar
Receba as principais notícias no seu email
Assine nossa newsletter e fique atualizado com o que há de mais importante no Brasil e no mundo.
Não compartilhamos seu email com terceiros. Você pode cancelar a assinatura a qualquer momento.