13-06-2025
Banca & Finanças

Angola volta a ser examinada a pente fino pelo FMI e Banco Mundial
Angola volta a ser alvo de uma avaliação internacional profunda ao seu sistema financeiro, no quadro do Programa de Avaliação do Sector Financeiro (FSAP, na sigla em inglês), conduzido pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) e pelo Banco Mundial.
A missão, que teve início esta semana, decorre até ao dia 24 de Junho e envolve consultas, análises e entrevistas com diferentes actores do sector. O objectivo é avaliar a estabilidade do sistema financeiro nacional e a sua capacidade de apoiar o crescimento económico, num contexto em que o País ainda figura na lista cinzenta do GAFI — Grupo de Acção Financeira Internacional.
Esta é a segunda vez que Angola participa neste processo. A primeira avaliação ocorreu em 2012, tendo então sido identificadas várias vulnerabilidades. Desta vez, a iniciativa partiu do próprio Estado angolano, que solicitou formalmente a revisão.
De acordo com documentos do FMI, este programa contém dois pilares principais: por um lado, a avaliação da estabilidade financeira, da responsabilidade do FMI; por outro, a análise do desenvolvimento financeiro, conduzida pelo Banco Mundial.
No terreno, as equipas técnicas irão examinar a resiliência do sistema bancário, do mercado de capitais, do sector dos seguros, da bolsa de valores e das microfinanças. Serão realizados testes de esforço (stress tests), bem como analisadas as ligações entre bancos, seguradoras e outras instituições não bancárias.
As autoridades angolanas encaram este processo como uma oportunidade para medir o impacto das reformas adoptadas nos últimos anos e receber recomendações sobre os próximos passos.
Segundo o relatório do FMI publicado em Agosto de 2024, “as autoridades consideram esta avaliação como uma oportunidade para fazer o balanço das reformas do sector financeiro e receber orientações sobre novas reformas”.
O FSAP foi criado em 1999 e, desde então, já avaliou mais de três quartos dos países membros do FMI. Nas economias em desenvolvimento e mercados emergentes, estas avaliações são feitas em conjunto com o Banco Mundial.
Francisco Soque | Redactor
Foto: DR
Compartilhar:
Banca & Finanças
Oferta Pública do BFA superou expectativas e arrecadou 220,8 mil milhões Kz

Banca & Finanças
BFA doa 30 milhões Kz para travar cólera em Angola
Banca & Finanças
BNA determina que bancos comerciais devem destinar 1% dos seus capitais próprios para apoiar instituições bancárias em risco de colapso — a contribuição inicial vai gerar cerca de 37,4 mil milhões Kz

Banca & Finanças
Comité de Política Monetária do BNA vai rever política monetária após inflação ficar abaixo da taxa directora
Receba as principais notícias no seu email
Assine nossa newsletter e fique atualizado com o que há de mais importante no Brasil e no mundo.
Não compartilhamos seu email com terceiros. Você pode cancelar a assinatura a qualquer momento.