04-09-2025
Economia

Angola espera receber investimento de 72 Mil Milhões USD em Concessões Petrolíferas
Angola deverá receber 72 mil milhões USD em investimentos nas concessões petrolíferas já atribuídas para o período 2025-2029, anunciou o ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, na conferência Angola Oil & Gas 2025, em Luanda.
Entre 2017 e 2024, o sector recebeu 84 mil milhões USD em novos contratos e concessões activas, resultado das reformas legais que, segundo o governante, tornaram o país mais atractivo ao capital estrangeiro. Até agora, foram adjudicados 35 blocos — 18 no Baixo Congo, 11 no Kwanza e seis no Namibe — e aguardam aprovação contratos para mais 13 concessões.
O objectivo é manter a produção acima de 1 milhão de barris/dia até 2027, investindo no desenvolvimento e redesenvolvimento de campos para conter o declínio, que chegou a 15% ao ano desde 2016. Entre os projectos em curso estão Agogo, CLOV Fase 3, Begónia e Kaminho, além de descobertas que somam mais de 80 milhões de barris e 1 trilião de pés cúbicos de gás.
Diamantino Azevedo destacou ainda o Novo Consórcio de Gás e a aposta em energia limpa, como biocombustíveis, solar e hidrogénio verde, para garantir uma transição energética equilibrada.
Soque Soque | Redactor
Foto: DR
Compartilhar:

Economia
Brent cai abaixo dos 70 USD e deixa OGE angolano em risco

Economia
Angola ultrapassa Botsuana e torna-se o maior produtor africano de diamantes

Economia
Banco Mundial vai apoiar OGE 2025 com 750 milhões de dólares

Economia
Angola fecha 2024 com superavit de 712,6 mil milhões Kz — mas dívida continua a pesar
Receba as principais notícias no seu email
Assine nossa newsletter e fique atualizado com o que há de mais importante no Brasil e no mundo.
Não compartilhamos seu email com terceiros. Você pode cancelar a assinatura a qualquer momento.