08-06-2025
Economia

Angola entra oficialmente para a Zona de Comércio Livre da SADC
Angola foi oficialmente admitida à Zona de Comércio Livre da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), após a aprovação da sua Proposta Tarifária pelo Comité de Ministros do Comércio, reunido a 5 de Junho, no Zimbabwe.
O anúncio foi feito na sexta-feira, em Luanda, pelo ministro da Indústria e Comércio, Rui Miguêns, à chegada ao Aeroporto Internacional “4 de Fevereiro”. O governante explicou que a integração representa um passo estratégico para dinamizar a produção nacional, facilitar a entrada e saída de produtos e impulsionar o comércio com os países vizinhos da região.
Segundo Rui Miguêns, os produtos angolanos passarão a beneficiar de tarifas preferenciais e regimes específicos dentro do espaço comercial da SADC, com destaque para o acesso a um mercado regional que abrange mais de 300 milhões de consumidores.
A proposta tarifária agora aprovada contempla cerca de seis mil linhas de produtos, cuja lista definitiva será publicada brevemente no Diário da República. Estes produtos terão tratamento diferenciado, alinhado às taxas acordadas com os países membros.
O ministro destacou ainda que os produtores nacionais terão vantagens significativas com esta abertura, como o alargamento de mercados, maior competitividade e incentivo à inovação. A entrada em vigor da Zona de Comércio Livre deverá ainda reforçar as exportações angolanas no espaço da SADC, onde o país já mantém relações comerciais activas.
Francisco Soque | Redactor
Foto: ANGOP
Compartilhar:
Banca & Finanças
BPI anuncia venda de 15% do BFA após lucro cair 16% para 274 milhões

Economia
Angola produz menos 13,1976 milhões de barris de petróleo e perde 2,414 mil milhões USD

Cooperação & Negócios
Empresários dos Emirados Árabes Unidos preparam 100 milhões para agricultura e 2 mil milhões para energia e água em Angola
