01-10-2025
Empresas

TAAG acumula prejuízos de 1,7 mil milhões USD em dez anos
A TAAG, companhia aérea de bandeira nacional, acumulou prejuízos de 1.753,2 milhões de dólares (751,6 mil milhões Kz) entre 2015 e 2024, de acordo com cálculos do Expansão baseados nas taxas de câmbio anuais. Em dez exercícios, apenas em 2022 a empresa registou lucro, de apenas 500 mil USD.
Em 2024, os resultados negativos agravaram-se para 134,2 mil milhões Kz (147,1 milhões USD), acima das perdas de 2023 (90,1 mil milhões Kz, equivalentes a 108,7 milhões USD). A queda no número de passageiros transportados — de 1,33 milhões em 2023 para 1,25 milhões no ano passado — ajudou a explicar a deterioração.
Apesar disso, a facturação cresceu em todos os segmentos de mercado. As rotas intercontinentais renderam 235,2 mil milhões Kz em 2024 (175,8 mil milhões Kz em 2023), as ligações regionais aumentaram para 93,3 mil milhões Kz (64,9 mil milhões Kz em 2023) e o mercado doméstico subiu para 44,8 mil milhões Kz (36,8 mil milhões Kz em 2023).
O economista Manuel Neto Costa considera que a situação da TAAG é reflexo dos problemas do Sector Empresarial Público (SEP) em Angola, que absorve “recursos públicos substanciais sem realizar os objectivos económicos e sociais” que justificaram a sua criação.
Os custos com pessoal também dispararam, passando de 55 mil milhões Kz para 83,2 mil milhões Kz em 2024, devido ao aumento salarial e às ajudas de custo ligadas ao maior número de voos internacionais após o fim do contrato com a Hi Fly. Só as remunerações dos corpos sociais subiram de 2,1 mil milhões Kz para 2,9 mil milhões Kz no mesmo período.
A dívida da companhia a fornecedores também cresceu de forma expressiva, saltando de 99,3 mil milhões Kz, em 2023, para 240,3 mil milhões Kz em 2024. Deste valor, 163,2 mil milhões Kz correspondem a passivos junto da Sonangol Distribuidora, 10,6 mil milhões Kz à Sociedade Gestora de Aeroportos (SGA) e 678 milhões Kz à Segurança Social.
Com este cenário, o futuro da TAAG volta a ser questionado, não apenas pela incapacidade de competir e de gerar lucros, mas também pelo peso que representa para o erário público.
Soque Soque | Redactor
Foto: DR
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