19-06-2025
Mercado

Preço do petróleo volta a subir e ultrapassa os 77 USD por barril
O preço do petróleo está novamente em alta, influenciado pela tensão militar no Médio Oriente. O Brent, que serve de referência para as exportações angolanas, valorizava 0,74% na manhã desta quarta-feira, fixando-se nos 77,27 USD por barril, acima da previsão do Orçamento Geral do Estado (OGE) para 2025, que aponta para 70 USD por barril.
O aumento ocorre após um ataque de Israel ao reactor nuclear de Arak, no Irão, em resposta ao disparo de mísseis iranianos sobre um hospital no sul de Israel e zonas próximas de Telavive. Trata-se dos valores mais altos desde Outubro de 2023, quando começou o conflito entre o Hamas e Israel.
Apesar da subida, os preços recuaram ligeiramente após a confirmação de que as infra-estruturas de exportação de petróleo do Irão ainda não foram afectadas.
Já o WTI (West Texas Intermediate), referência nos Estados Unidos, estava a cotar 75,93 USD por barril, com uma valorização de 1,05%.
A instabilidade no Médio Oriente continua a ser um factor de risco, principalmente no Estreito de Ormuz, por onde passa cerca de 20% do petróleo mundial. Embora o Irão ainda não tenha sinalizado qualquer bloqueio a essa rota estratégica, a possibilidade de um ataque norte-americano continua a preocupar os mercados internacionais e a influenciar o comportamento dos preços do crude.
Francisco Soque | Redactor
Foto: DR
Compartilhar:
Banca & Finanças
BPI anuncia venda de 15% do BFA após lucro cair 16% para 274 milhões

Economia
Angola produz menos 13,1976 milhões de barris de petróleo e perde 2,414 mil milhões USD

Cooperação & Negócios
Empresários dos Emirados Árabes Unidos preparam 100 milhões para agricultura e 2 mil milhões para energia e água em Angola
