11-03-2025
Mercado

Dólar recua em meio a incertezas sobre a economia dos EUA
O dólar registou uma queda global nesta segunda-feira (10), reflectindo as crescentes preocupações dos investidores sobre uma possível recessão nos Estados Unidos. O Presidente Donald Trump reconheceu a possibilidade, afirmando que as mudanças económicas implementadas pelo seu governo levam tempo para produzir efeitos.
Em entrevista à Fox News, Trump minimizou as oscilações do mercado associadas à política tarifária dos EUA, sem oferecer um diagnóstico concreto sobre o rumo da economia. A incerteza afectou os principais índices bolsistas norte-americanos, com o Nasdaq a recuar 2,83%, o S&P 500 a perder 1,82% e o Dow Jones a desvalorizar-se 0,73%.
O mercado cambial também foi impactado pelas dúvidas em torno das tarifas de importação impostas pelos EUA, sobretudo no que diz respeito ao Canadá e ao México, que receberam uma isenção temporária da taxa de 25%. A falta de clareza nas decisões do governo tem dificultado a definição de estratégias por parte dos investidores.
Além disso, a expectativa quanto às próximas decisões da Reserva Federal no seu ciclo de afrouxamento monetário gera cautela adicional no mercado financeiro, uma vez que diversos indicadores apontam para uma desaceleração da economia norte-americana.
Francisco Soque | Redactor
Foto: DR
Compartilhar:
Banca & Finanças
BPI anuncia venda de 15% do BFA após lucro cair 16% para 274 milhões

Economia
Angola produz menos 13,1976 milhões de barris de petróleo e perde 2,414 mil milhões USD

Cooperação & Negócios
Empresários dos Emirados Árabes Unidos preparam 100 milhões para agricultura e 2 mil milhões para energia e água em Angola
