30-06-2025
Mercado

Angola ganha dois novos Fundos de Investimento
O mercado financeiro angolano ganha mais diversidade com o registo de dois novos fundos de investimento aprovados pela Comissão do Mercado de Capitais (CMC). A Eaglestone Infrapower Angola, promovida pela Eaglestone Capital, e a Standard Valor, gerida pela Standard Gestão de Activos, foram oficialmente autorizadas a operar na Bolsa de Dívida e Valores de Angola (BODIVA).
Segundo a CMC, ambas vão actuar no segmento de fundos de capital de risco fechado, de subscrição particular, focados em sectores como acções, obrigações, imóveis e outros instrumentos financeiros, oferecendo aos investidores maior possibilidade de diversificação de carteiras.
A Eaglestone Infrapower Angola terá como prioridade o financiamento de empresas com operações em Angola, especialmente nos sectores de infra-estruturas, energia, ambiente, transportes e logística. O fundo pertence ao grupo fundado por Pedro Neto, antigo responsável por investimentos do extinto Grupo Espírito Santo (GES).
Já a Standard Valor, ligada ao Grupo Standard Bank, será um fundo aberto de subscrição pública. Sob a direcção de António Domingues Catana, ex-presidente executivo do BFA, o fundo vai oferecer aos investidores uma carteira diversificada de activos, com foco no equilíbrio entre risco e retorno, ajustando a alocação de recursos conforme as condições do mercado.
Com estas novas entradas, o mercado de capitais angolano reforça o seu leque de opções, contribuindo para o fortalecimento da cultura de investimento e para o dinamismo da BODIVA, num contexto de maior maturidade do sistema financeiro nacional.
Francisco Soque | Redactor
Foto: DR
Compartilhar:

Economia
Estado gastou 6,3 biliões Kz mas só comunicou 507 mil milhões ao regulador

Agricultura & Pescas
Governo vai gastar 100 milhões USD na compra de 180 mil toneladas de fertilizantes
