25-06-2025
Sociedade

Angola entre os 11 piores países de África em serviços públicos, diz Banco Africano de Desenvolvimento
Angola ocupa o 43.º lugar entre 53 países africanos no novo Índice de Prestação de Serviços Públicos (PSDI), divulgado pelo Banco Africano de Desenvolvimento (BAD). O estudo avalia áreas como energia, soberania alimentar, inclusão social, integração regional e industrialização, e posiciona o País entre os 11 piores de África.
O desempenho mais crítico de Angola está na industrialização, com apenas 26 pontos em 100 possíveis, muito abaixo da média continental. Também nas áreas de integração regional, soberania alimentar e inclusão socioeconómica, o País ficou abaixo da média africana, com destaque negativo para saúde, água e saneamento.
A única dimensão com avaliação positiva foi a de energia e electricidade, na qual Angola obteve 64,5 pontos, graças a investimentos recentes em fontes limpas e à melhoria do quadro regulamentar.
O relatório alerta que, para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, o País precisa de acções urgentes nos sectores da industrialização, agricultura, infra-estruturas regionais, saúde pública, abastecimento de água e saneamento básico.
Francisco Soque | Redactor
Foto: DR
Compartilhar:
Banca & Finanças
BPI anuncia venda de 15% do BFA após lucro cair 16% para 274 milhões

Economia
Angola produz menos 13,1976 milhões de barris de petróleo e perde 2,414 mil milhões USD

Cooperação & Negócios
Empresários dos Emirados Árabes Unidos preparam 100 milhões para agricultura e 2 mil milhões para energia e água em Angola
